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quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Iogurte mais saudável para dietas

Rico em proteínas, zinco, cálcio, vitaminas A e do complexo B e lactobacilos, o iogurte traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. O produto pode melhorar a nossa flora intestinal, facilitar a absorção de nutrientes pelo organismo, melhorar o sistema imunológico, diminuir a produção ou retenção de gases e agir sobre processos inflamatórios ou infecciosos.

De acordo com nutricionistas, para oferecer todos esses benefícios, o iogurte deve ser fermentado por bactérias específicas, como a Streptococuccus thermophilus e a Lactobacillus bulgaricus. Essas espécies produzem um produto mais grosso e encorpado, que podem ajudar a melhorar o funcionamento do intestino. Afinal, qual o Iogurte mais saudável para dietas? Para quem está seguindo uma dieta com o objetivo de perder peso ou busca saúde, alguns tipos de iogurtes são os mais indicados.

Iogurte mais saudável para dietas

O iogurte natural é um deles. Rico em todos os nutrientes que são oferecidos pelo leite, como proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais, esse iogurte possui uma maior digestibilidade, promovendo uma limpeza no organismo. Da mesma forma, o iogurte desnatado oferece os mesmos nutrientes, mas com a vantagem de ter um menor teor de gordura. Por isso, é ainda mais indicado para quem quer perder peso ou por quem precisa equilibrar o nível de colesterol. Os iogurtes feitos com polpas convencionais possuem um teor de gordura bem semelhante ao do iogurte natural, com a diferença de que possui mais açúcar em relação aos demais. Já o light, geralmente é produzido com 0% de gordura e sem açúcar, sendo o mais indicado para a perda de peso.

Mesmo sendo saudáveis e indicados para consumo associado à dieta, deve-se evitar exageros. Recomenda-se o consumo de duas a três porções por dia de iogurte, se houver outros derivados do leite na dieta, a quantidade deve ser ainda menor. Uma dica que ajuda ainda mais a facilitar a perda de peso é acrescentar cereais como: aveia, chia, grão, amaranto e outros, ao iogurte. Além de fornecer nutrientes funcionais ao organismo, aumentam a saciedade.