PUBLICIDADE

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Dieta sem glúten – Alimentos, Cardápio

O consumo de glúten, proteína encontrada na farinha de trigo, centeio, cevada, malte e aveia, altera o metabolismo do corpo provocando inflamações que geram inchaço, dores articulares e indisposição. Além disso, devido à maior retenção de líquido, a perda de peso torna-se mais difícil, o que facilita o aparecimento de doenças como a obesidade e complicações cardiovasculares. De acordo com nutricionistas, quando retiramos a substância do nosso cardápio, uma série de benefícios nos é proporcionado, incluindo a melhor absorção dos nutrientes pelo organismo.

Entre os alimentos que possuem maior concentração de glúten, estão: pães, massas, tortas, farinha para preparo de bolo, massas, biscoitos, pizzas, panquecas, nhoque, lasanha, salame, salsicha, alimentos empanados, cereais matinais, sopas prontas, cerveja, doces, molhos de soja, teriaki e outros próprios para saladas. Alguns desses possuem versões sem glúten, comercializadas em lojas de produtos naturais.
Entre os que não possuem a substância e podem ser adicionados ao cardápio sem peocupações, destacam-se: tapioca, feijões, quinoa, chia, linhaça, milho, laticínios, batata, arroz, castanhas, sementes, mandioca, frutas, vegetais, carnes e cereais sem trigo, cevada ou malte. Confira a dieta sem glúten sugerida a seguir e torne a sua alimentação mais saudável.

Dieta sem glúten

Dieta sem glúten – Cardápio, Alimentos

Café da manhã

Opção 1:  1 unidade de tapioca com 1 ovo caipira mexido + ½ copo de suco de uva integral.
Opção 2:  1 fatia de pão sem glúten + 1 colher de sopa de geleia de frutas vermelhas + 1 xícara de chá.
Opção 3:  1 fatia de pão sem glúten + 1 colher de sopa de geleia de frutas vermelhas + 1 xícara de chá.

Lanche da manhã

Opção 1:  5 damascos
Opção 2:  1 maçã verde
Opção 3:  1 copo de suco de uva integral

Almoço

Opção 1:  Mix de alfaces com tomate cereja e azeite aromatizado com manjericão + 3 colheres de sopa de arroz 7 grãos + 1 xícara de brócolis refogado com alho em lascas + 1 unidade de filezinho de frango na chapa.

Opção 2:  Mix de rúcula com tomate cereja  + 1 porção de filé de tilápia ou salmão com azeite de ervas e champignon + 3 colheres de sopa de repolho roxo com gengibre + 3 colheres de sopa de lentilha refogada com cenoura em lascas.

Opção 3:  3 colheres de sopa de legumes grelhados na salsa + 1 pedaço médio de lasanha de berinjela com tofu e tomate grelhado + 2 colheres de sopa de quinoa refogada com abobrinha e cenoura.

Lanche da tarde

Opção 1:  1 pires de fruta picada com 1 colher de sobremesa de semente de chia
Opção 2:  1 barra de cereal orgânica sem glúten
Opção 3:  1 torrada de pão sem glúten com 1 fio de azeite de oliva e ervas + 1 xícara de chá

Jantar

Opção 1:  Salada de alface roxa, cenoura, brócolis e maça verde + 1 filé de peixe grelhado + 3 colheres de sopa de arroz integral com lentilhas.

Opção 2:  Mix de folhas verdes temperadas com limão e azeite + 3 colheres de sopa de tabule de quinoa + filé de frango assado com ervas desidratadas.

Opção 3:  1 prato raso de salada com atum, vagem, cenoura, tomate, palmito, alface lisa, salsinha, vinagre de maçã, azeite e limão.