PUBLICIDADE

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Como tratar o odor das axilas

Não há nada mais desagradável que o odor axilar, além de ser marcante e incomodar quem o está exalando, também incomoda todos ao redor. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse mau cheiro nem sempre está ligado à falta de higiene, podendo também ser causado por bactérias e fungos que nem sabemos que possuímos.

De fato, o suor é um fator que ativa o mau cheiro, mas sozinho não consegue causar grandes estragos. De acordo com dermatologistas, o suor ganha um odor quando entra em contato com bactérias que vivem na pele, portanto, a primeira dica é manter o corpo livre delas.  Para isso, comece mudando a forma de tomar banho, capriche na limpeza das axilas com água e sabonete. Em seguida, seque-se bem pois a umidade também favorece a proliferação bacteriana.

Para quem gosta de banho de quente, o ideal é evitá-los pois a maior temperatura estimula  atividade das glândulas e esquenta a temperatura do corpo. Inclua na sua rotina o uso de um desodorante após o banho para conter a sudorese, mesmo que não vá mais sair de casa. Há algumas loções e sabonetes líquidos que possuem ativos antibacterianos e podem ajudar a eliminar o odor nas axilas.

Como tratar o odor das axilas

Apesar de parecerem iguais, o desodorante e o antitranspirante são diferentes. Enquanto o desodorante possui ativos antissépticos que inibem o aparecimento de bactérias nas axilas, o antitranspirante possui substâncias derivadas de metais que evitam o trabalho das glândulas e diminuem a quantidade de suor expelido, no entanto, este último, se usado em excesso pode obstruir os poros da pele e inflamar a região. Por isso, atenção ao usar constantemente esse produto.

Outra dica que faz diferença para os homens é aparar os pelos das axilas, para que as bactérias tenham menos espaço para se proliferar. Além disso, a redução dos pelos também diminui a umidade. As receitas caseiras que utilizam limão e bicarbonato de sódio não são indicadas pois há risco de queimaduras na pele.