PUBLICIDADE

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Como se preparar para o parto natural

O parto natural, como o próprio nome já diz, é a forma mais natural de trazer um filho ao mundo. Com a participação ativa da mulher em todas as etapas, esse tipo de parto é a melhor indicação para as gestantes que tiveram uma gravidez tranquila e não apresentam nenhum fator de risco, como: pressão alta, diabetes e outros. A decisão pelo parto natural é tomada em conjunto, médico e paciente, por isso é de fundamental importância realizar o pré-natal corretamente.

Optando-se pelo parto natural, o preparo para o momento tão aguardado pode deixar a mulher mais tranquila e facilitar todo o processo. Diferente do ocorre na cesariana, que possui data marcada para acontecer, o natural pode começar a qualquer momento depois de completos os nove meses, por isso é importante ter em vista mais de um médico para realizar o parto, já que aquele que acompanhou a gestação pode não estar disponível naquele momento. Deixar que um médico de sua confiança realize o parto é fundamental para a mulher se sentir mais tranquila.

Como se preparar para o parto natural

Antes do parto recomenda-se a realização de algumas atividades como Yoga e Fisioterapia pré-natal. Além de ajudar a melhorar a flexibilidade do corpo, a gestante aprenderá o que fazer na hora do parto. A partir das últimas semanas, já deixe a bolsa que será levada para a maternidade arrumada. Ela deve ter produtos de higiene pessoal, chinelos, toalha, roupas confortáveis para a mamãe e para o bebê.

Sentir a primeira contração é apenas um sinal de alerta, pois elas podem continuar de forma isolada por mais doze horas. De acordo com a orientação de obstetras, as gestantes só devem ir para o hospital quanto sentir 1 ou 2 contrações a cada 10 min. O corpo dará todos os sinais do que deve ser feito, assim, só deve-se fazer força quando sentir que está na hora. Algumas posições favorecem as contrações, por isso opte por realizar o parto sentada, agachada, de pé ou deitada de lado.